quarta-feira, 11 de agosto de 2010

Convidado a se retirar do Éden.

-Leo não precisa ser hoje não precisa ser já, mas quando você puder ir fazendo as suas malas...


Sócrates dizia que nascemos muitos e morremos um só. Ele dizia que vários Sócrates nasceram. Um provavelmente jogador de futebol, outro cozinheiro, um ladrão e finalmente o Sócrates filósofo que era mais forte do que todos e foi o mais tonto que tomou o veneno e morreu.

Já Fernando Pessoa convivia bem com todos os seus eu(s) e não dispensava nenhum. Mas aqui estávamos falando de Fernanda e não de Fernando.

-Leo não precisa ser hoje e não precisa ser já, mas quando você puder indo fazer...

-Já entendemos, não precisa repetir. Nós respondemos. Sim porque quando aquela menina de um metro e oitenta nos disse aquilo com uma emoção difícil de captar, ela pegou todos os Leos desprevenidos. Acreditem ou não todos os Leos eram completamente apaixonados por ela inteira, menos um.

Nessa tarde o Leo artista quis beber. O Leo bêbado criar. O Leo machista no mesmo instante quis obrigá-la a transar com ele a força. Já o Leo feminino quis cair de joelhos. O hippie cogitou uma greve de fome no que o Leo ator apoiou. O claustrofóbico queria ir atrás de uma flor. O Leo poeta sentou olhando para o infinito.

Mas teve um deles que não se abalou. Deu de ombros. Este Leo, sempre achou a menina meio desengonçada, com uns olhos de peixe morto, que tinha um tique chato de coçar a garganta. Foi ele que consolou os outros. Foi ele que pouco a pouco, de um em um foi os pondo pra cima e fazendo os rir. Tomou o leme do barco e enfrentou as ondas e a tempestade, enquanto os outros queriam se jogar do barco.

Este mesmo Leo, que é o mais alto e poderoso deles e o único que nunca havia lido Olavo Bilac, porque até o Leo arquiteto frustrado se emocionava com Olavo Bilac. Enfim esse mesmo Leo, que apesar de ser o mais ignorante é o mais sábio se lembrou da história do seu tetra-tris-tris-tris-tris-tristristristris trisavô. O Adão. E entendeu que Deus é bom.

“E Adão, vendo fechar-se a porta do Éden, vendo que Eva olhava o deserto e hesitava tremendo,

Disse:

-Chega-te a mim! E entra no meu amor,”

Esse Leo entendeu que Deus não tirou o paraíso de Adão, porque o paraíso é qualquer lugar onde estivesse Eva.

Já seus companheiros haviam sido sim expulsos do paraíso. Teve dó deles, mas tocou o barco. Esse Leo, sempre teve uma malinha e sempre pegou a estrada. É o mais aventureiro de todos e o único Leo que tem nome. O único que já enfrentou o picadeiro do circo e não teve medo.

É o palhaço Leleco. Mostrou a língua, deu de ombros. Fingiu que ia chorar e gargalhou. Eu acho que mesmo hoje tanto tempo depois os Leos ainda sentem falta dela. Ele o Leleco não sente nada. Absolutamente nada por ela. Prefere as bailarinas.