terça-feira, 5 de outubro de 2010

Batman, Chico Xavier e uma valsa que termina

Eu não tenho medo de escuro, nem de falar em público. Não tenho medo de mulher, nem de chuva, terremoto, elevador, enfim a única coisa que eu tenho medo ou ainda tinha pânico é a frase: “Atenção tripulação, preparar para decolar”.


Será que eu apertei o cinto de segurança? Será que o cinto está funcionando. Calma Leo. Melhor colocar o casaco, pode ajudar a conter os arranhões, caso o avião caia. Onde mesmo são as saídas de emergência? E essa máscara de oxigênio será que está funcionando?

Aí meu Deus! Começou a se mexer. Calma Leo, respira. Pega a revista. Isso leia alguma coisa. Mapas. Não mapas dão medo. Reportagem sobre voar, também não. Como corre esse avião? Pesado assim será que vai voar? Leia a revista e pense em outra coisa. Pensar em que? Já sei, vou voltar de navio, isso. Que barulho é esse? Ninguém ouviu?

O cinto de segurança confere de novo. Nossa saiu do chão. Pense em outra coisa. Nas coxas da aeromoça. Não adianta, Leia a revista. Minha saúde mental está indo embora. E esse barulho ninguém ouve? E se a asa quebra? Será que abasteceram o tanque? Quero descer. Quero descer!!! Pensa em outra coisa. No lanche que vão servir, nas coxas da aeromoça. Naquela passageira que entrou sozinha no avião linda! Mas e esse barulho e essa curva! Aí meu Deus está balançando! Será que eu apertei o cinto? E se um outro avião bate nesse? Quem aí da frente vai morrer primeiro. Aquele executivo? Os braços vão se descolar. Aquela mulher vai se projetar pra fora e se esmagar...

Os Gregos antigos já diziam que a fantasia é ótima quando usada para o bem e horrível quando a única utilidade e nos auto-atormentar.

Bruce Wayne viu seus pais serem mortos na sua presença ainda criança. Quis se vingar de todos os criminosos do mundo quando se tornou adulto. Mas como um cidadão almofadinha, de classe alta poderia meter medo em criminosos?

Resolveu ele então enfrentar seu maior medo: Morcegos. Se ele enfrentasse seu maior medo, logo todos teriam medo dele.

Leo pense no batman. Se você perder o medo aqui, você não terá medo mais de nada. Respire veja as nuvens. Bonitas parecem uma valsa. Isso!

Durante década um dos meus maiores orgasmos era pisar no chão do aeroporto em Guarulhos. Eu não tinha medo em só voar. Mas perdia o sono semanas antes. Passava mal só de olhar um avião no céu. E sem explicação o medo se foi. De um dia para o outro.

Podemos sim ir contra a nossa natureza. Não ter medo de tratar bem as pessoas, Não ter medo da gramática, nem do sobrenatural, do sucesso.

Outro dia eu vi um filme da vida de Chico Xavier. Mostrou o pavor que ele tinha de avião. Seu espírito Emanuel lhe disse: “Mesmo que você estivesse prestes a morrer, pelo menos morra com dignidade em silencio”.

É verdade. Se esse avião for cair, morrerei como uma valsa que termina.

O mundo é dividido entre fumantes e não fumantes. Os que têm medo de avião e os que não estão nem aí. Não quero acabar com os fumantes. Mas gostaria de ajudar os que têm medo de avião. É uma dor muito grande. Há casos de seres humanos inteligentíssimos que sofrem desse mal.

Admiro os portugueses e os norte-americanos. Grandes navegadores. Hoje meus problemas são outros. Descobri realmente que a comida a bordo não é das melhores, que o espaço é pequeno e que nem todas as comissárias são deusas.

Antes minha única obsessão era: Descer, descer. Descer.

Que triste seria a vida sem as turbulências, as zonas de instabilidade e os happy ends.

E agora vou ter medo de que?