quarta-feira, 1 de abril de 2015

Mulheres de 35 +

Mulher de 35 +


 Ano passado, eu vi a transição de verão em outono, num país de clima temperado.  
 Eu estava morando em frente a um parque, por isso vi a transformação das arvores em verdes para coloridas.
 Há um poema de Garcia Lorca, chamado “Verde que te quero verde”. Tive um professor de teatro Argentino, que me disse que os Castelhanos interpretam o verde como sendo a cor da Andaluzia, terra do poeta.
 As pessoas da Andaluzia teriam a pele na cor verde da azeitona. Pode parecer a princípio meio estranho, cor de azeitona, mas se você leitor, parar pra pensar, é uma cor linda.
 Mas o verde do Lorca, também pode ser interpretado por juventude. “Verde pele, verdes tranças”.
 Uma vez uma menina de 29 anos, linda, sumiu. Anos depois, dez anos depois, a reencontrei e perguntei-lhe o que teria havido.
 “Eu estava pra fazer 30 anos, e você me disse que a pele das mulheres mudam com 30”.
 Aquele mal entendido a deixara triste, e com raiva de mim. Acho que eu só queria dizer que a pele muda. As mulheres sempre falam que querem homens “maduros”, mas tem pavor de deixarem de ser “verdes”.
 Ok, verde é mais firme, é mais verde, mas o outono é tão mais bonito.
 Quando eu era criança subia na Pitangueira da praia. As pitangas verdes eram duras e amargas. As laranjas eram um pouco mais moles, mas não tão doces. As vermelhas eram as mais lindas e mais saborosas. Já as pitangas cor de vinho, eram estragadas.
 Aqui eu estou falando das vermelhas. Não das pitangas cor de laranjas-brancas ou as verdes. Mas das laranjas-vermelhas, vermelhas e vermelhas quase vinhos.
 Lembro de uma ex namorada, que fiquei anos sem ver, e um dia a reencontrei para almoçarmos. Ela tirou os óculos escuros e eu pude ver rugas ao lado dos seus olhos. Aquilo a deixava muito mais bonita do que quando com 20 anos.
 Sei que sou ruim de polemica, e muitos vão argumentar que todas idades são belas. E tem seus encantos.
 Mas eu to falando do Central Park em NY. O parque realmente é mais bonito no Outono. As diárias dos hotéis sobem nesta época. Não que as outras estações não tenham seus encantos. E eu acho que a analogia serve para o meu gosto particular.
 Quando eu vejo uma menina bonita de 18, 20 anos, fico imaginando como ela será com 35 +. Aliás, a expressão 35 +, to roubando de uma amiga, a Paula, que mora perto do Parque e sabe o que estou dizendo, e inclusive disse:
 “Por que você não escreve a respeito Leo. As de 35 + vão adorar.
 Sei la uma mulher de 40, 45... Que é linda é linda e ponto. Uma de 20 anos é somente verde e firme. Uma pitanga, digo mulher, só pode ser considerada linda quando chega aos 40. Vejam as flores.
 Eu adoro meninas. Sou louco por elas. Mas minha honestidade poética me diz que as de 35 + são sempre mais bonitas.
 Verão é muito quente. Viva o outono!