terça-feira, 4 de setembro de 2012

O esportista saudável

Texto de Livia Prestes: 


  Ele fez educação física, gente. É super atencioso, adora crianças e elas o adoram também, o chamam por outro nome, tio alguma coisa. Ele dá aula de natação num clube, é personal trainer de madames, participa de corridas, triatlos, tem um grupo de amigos homens lindos como ele, onde saem juntos para fazer mais esporte, desta vez, por lazer, ufa!  É do tipo que te olha de longe no parque Ibirapuera, muda a rota dele e “sem querer” tromba com você na pista de corrida. Logo depois, te encontra na barraquinha de água de coco e começa a conversar. É muito simpático risonho, adepto da seratonina gratuita. Vocês irão muito para praia de moto, cabelos ao vento, curtir a natureza. Ele vai te ensinar a correr e a alongar direito. Sabe tudo sobre uma alimentação correta. Tem um labrador. Na cozinha da casa dele tem aquelas barrinhas diet e aqueles potes de suplemento alimentar que é químico pra caramba, mas ele vai dizer que é natural. Que é proteína pura, que faz bem sim. Ele tem bike e um carro com rec para levar a bike. Um dia você descobre que na adolescência ele foi gordo e cheio de espinhas no rosto. Ele vê que você achou a foto e fica muito bravo. Desconcertado, como se você fosse mudar com ele depois desta revelação! Aos domingos ele curte um pagodão com feijoada light sem culpa. Ufa! Ele toma uma cervejinha! Uma.

Porém

Talvez você largue o cigarro um pouco e vai diminuir o sal na comida automaticamente.

Todavia

Você não vai parar de comer chocolate e vai se irritar quando ele disser pela milésima vez que sorvete nada mais é que gordura hidrogenada com açúcar.

Final- Os anões gêmeos de Nova Orleans.



 As meninas de Dona Glen, não raras vezes tinham algum tempo livre. Principalmente sábados a tarde, quando seus clientes estavam com a família. Foram então até o porão para ver a quantas andava o anão cadáver.
 Cutucam, riem e chacoalham o pequeno George. Até que o anão levanta num salto e abre os olhos. Elas apavoradas, pensando se tratar de um fantasma saem correndo pela rua.
 A verdade é que o anão nunca havia batido as botas. Foi que o Dona Glen pensou quando lhe contaram. Era óbvio que o Doutor Jacó é que estivesse muito velho e não percebera que o anão estava só cansado e não morto.
 George ao se lembrar do show e ver as horas, tratou de correr para clube de jazz.   
 Já eram quase nove Horas da noite e o show estava para começar. Buddy Lee, posicionado na coxia, nos bastidores. Sonny e o resto da banda, incluindo aí o policial que havia os ajudado a fugir da delegacia, estavam cada qual com seu instrumento no palco. Herbie cabeção muito nervoso segurava o trompete nas mãos. Ele estava no centro de tudo e mal sabia onde deveria colocar a boca.
 A casa estava cheia. Não cabia mais ninguém. Gambele, o mafioso, e Frank Stitt seu sócio empresário musical, estavam na melhor mesa. Joe Parker também estava lá, mais bem mais atrás, numa mesa do lado da porta, caso tivesse que fugir, fosse do Xerife de Fort Mallins, ou dos gangsteres de Chicago logo a sua frente.
 Parker, havia contado só lá dentro uns seis pistoleiros, capangas de Gambellini.
 Então o show começou. Herbie e Buddy Lee, como um não podia ver o outro, estavam em total falta de sincronia. E mesmo porque Buddy Lee que era surdo não via nada e também não escutava nada.  
 O som estava de mal a pior. Era explicito que estava tudo fora do tom. Não havia sintonia e o policial que abriu as portas da delegacia, era mais amador do que Herbie.
 Frank Stitt já estava se levantando. E de repente George entra pela porta com o trompete na mão e corre para o palco e já começa a tocar.
 Foi um mal estar geral. Os dois anões no palco. Gambele e Stitt, não sabiam se aquilo fazia parte do show. Deram sinal para que parasse tudo. Parker se mandou. Sonny tremia. Acenderam as luzes.
 Todos os músicos pararam de tocar. Mas o som do trompete de Buddy Lee continuou. Um dos capangas abriu as cortinas e lá estava Buddy tocando. Ele ainda continuou por alguns segundos, mas logo viu que algo estava errado.
  Gambele então se levantou empurrando o garçom.“Que diabo está acontecendo aqui?” Berrou
 “Por acaso os anões são dois e não um?”
 Tomou uma dose de uísque. O lugar todo em silencio.
 “Matem os músicos!” E virou o copo. Feito isso despencou no chão.
 Por sorte havia um médico no local, doutor Jacó Shorter. Que ao examinar o senhor Gambele, o declarou morto.
 No final das contas este episódio fez com que nenhum músico morresse.
 Gambele foi enterrado dois dias depois. Seu corpo foi levado de volta para Chicago. Até hoje não se sabe a real causa da sua morte, afinal ele era um cardíaco. Especulasse  que a qualquer momento aquilo poderia acontecer.
 Descobriu-se também que George o anão e Herbie o anão eram gêmeos. Mas George fora criado pelo pai, também músico e Hebie pala mãe, que era cozinheira.
 Há anos se cruzavam trinta para ser exato, desde crianças. Agora encontram-se todos os sábados para nadar no Rio Mississipi. Exceto nos invernos. 

O Gringo

Texto de Livia Prestes. 

 O gringo


 Dependeria do país para mais detalhes, mas os gringos que não optaram em ser malucos, ainda tem dinheiro, ou fingem que tem, e querem casar. São românticos, vão te surpreender. Prometem aprender sua língua e ainda propõe de vocês aprenderem uma nova juntos, para fazerem amor em português, russo e chinês um dia. Fala das guerras que teve no país dele com orgulho, tentando te convencer de que hoje, aonde ele vive e nasceu é o melhor lugar possível para se ter e criar os filhos. Ele te dá segurança e presentes caros.  Tenta justificar os erros que comete dizendo que isso não está na cultura dele. Quando uma coisa acontece de muito legal, isso é super normal na cultura dele. Se veste bem, mas vai de camisa á praia. Está sempre cheiroso, chique, vale a pena se vestir para um homem deste. Ele vai notar suas vestes sempre. Vai dizer que hoje você está mais bem vestida que aquele outro dia, e que esta marca de perfume tal combina mais com você. Ele lembra até se a maquiagem combinava ou não com a roupa e com a ocasião. Ele é fã de Rihana. Quer uma brasileira pra ele, morena.  Canta junto as músicas americanas que tocam na rádio. Aumenta o volume quando elas passam.

Porém

Sabe aquela história linda de um escritor famoso do seu país? Ele vai dizer que leu pra passar no vestibular e acha um saco essas coisas. Vai chamar de “essas coisas” mesmo

Todavia

Você vai cansar de namorar em inglês. Vai querer comer feijão preto e falar de coisas que ele nunca vai entender. Ele vai insistir que o Brasil não é seguro! E você vai se irritar.