segunda-feira, 23 de agosto de 2010

Mr. Colde e a origem do pólo a mulas.

Ainda em Cambridge nas minhas pesquisas sobre a origem da sexta vogal me deparei com uma teoria sobre a origem do pólo a mulas. As coisas não acontecem por acaso. O historiador alemão Sodespy Huimcitec em viagem pelo Brasil, descobriu que no interior do Piauí, um criador de mulas, não se sabe exatamente por qual motivo, ao ver fotos de um jogo de pólo aquático numa enciclopédia acreditou que os nadadores estivessem montados em cavalos.


Ele durante algum tempo tentou ensinar suas mulas a arte da natação. Importou um técnico americano que se demitiu após surpreender o senhor Gonzaga, criador em questão, bolinando uma das suas alunas. E também por não acreditar em natação praticada em açudes.

Com um apreço pelos direitos dos animais esse senhor Gonzaga não aceitou o fato dos cavalos (mulas) ficarem dentro da água. Logo, tentando ainda nos anos vinte, adaptar o pólo para uma área sem piscinas, criou não o pólo clássico, mas o atual pólo contemporâneo. Um pólo jogado por quatro participantes em cima de quatro mulas.

Descobri na cidade de Teresina, capital da província do Piauí, que eles aqui são os campeões mundiais em pólo a mulas. Seguidos pelos cearenses.

Uma partida pode levar de duas horas a três dias inteiros dependendo se é época de eleição ou não. Porque nesse período os patrocinadores pedem que as mulas com seus painéis pintados fiquem mais tempo expostas.

Já sobre a sexta vogal ainda me é um mistério. Um outro historiador dessa vez o brasileiro, Wilmar da Costa Aguiar, teorizou que a descoberta da sexta vogal teria relação com o atentado da Rua Toneleros. Evento no qual o líder da oposição de Vargas, Carlos Lacerda quase foi morto. Tanto Lacerda quanto o presidente Getúlio Vargas tiveram acesso a sexta vogal. E sendo isso verdade, logo Vargas foi morto e depois forjaram um suicídio. Hora quem forjou? Eles. Obvio. Quem são eles? Hora quem? A CIA.

Tudo se encaixa nessa teoria da conspiração. O pólo a mulas, a sexta vogal, o suicídio de Getúlio e a descoberta do Guaraná, Santos Dumont a rede Globo, o Niemayer e eu ainda arriscaria aquele José Celso Martinez Correa.