quarta-feira, 25 de agosto de 2010

“A melhor maneira de se evitar um soco é não estar lá”.

Uma amiga começou a treinar boxe. Ela que é uma amiga antiga se surpreendeu de quanto eu conheço sobre o assunto. Mas também alguém como eu, que dedica grande tempo à leitura, documentários, museus é natural que saiba um pouco de muitos assuntos, mas nem sempre muito de um assunto só.


O fato é que me lembrei de Billy Elliot que para mim é o filme que mais me perturbou até hoje, eu só o assisti uma única vez. Prestando atenção nele, eu identificava dois assuntos, ou ainda duas coisas que eu adoro, colocadas juntas: o boxe e o ballet.

Foi então que a minha amiga perguntou por que eu não treinava boxe com ela? “Vamos vai ser legal”.

Veio então o estalo, como diz outra amiga. Eu me perturbei com Billy Elliot, mas nada tem a ver com o boxe. É a escolha dele pelo ballet, em se assumir artista, em se aceitar é que sempre me perturbou.

E fui mais longe. Eu não gosto e nem nunca gostei de boxe. Em 35 anos de vida eu nunca vi uma só luta de boxe. A não ser as dezenas e dezenas de filmes americanos e umas duas lutas do Maguila pela televisão. Nunca uma ao vivo de verdade. E nem vou.

E o pior, sim leitor, que vergonha eu simplesmente amo ballet. Desde a primeira exibição que eu vi na vida. Freqüento dança pelo menos uma vez por mês. Mas por que então me enganar dizendo para os outros e pra mim mesmo que eu adoro boxe? Não tenho a menor idéia.

De carro uns dias atrás, passei numa rua a noite onde ocorria um linchamento de um rapaz por outros seis homens. Um quarteirão depois um casal se beijava. O casal com certeza desconhecia que a poucos metros dali um homem era espancado.

Eu nunca entendi se esse Billy Elliot é uma comédia ou o quanto ele é inspirado na vida do ator Laurence Olivier. O que acho incrível é o fato de eu ter demorado dez anos para entendê-lo. Agora outro filme interessantíssimo, mas nada perturbador é Karate Kid.

Com um passo de dança o herói liquida o vilão. Se não me falha a memória essa frase é de Seu Miag:

“A melhor maneira de se evitar um soco é não estar lá”.

Simples assim. “A alface não significa nada para o tigre, já para o coelho”...