sábado, 31 de julho de 2010

Mister Colde

Olá o meu nome é Mister Colde. Sou crítico profissional. Especializado em gastronomia. Venho de uma pequena cidade próxima a Londres chamada Pertum. Adoro o significado das palavras. É um hobby que eu tenho.


Londres significa em latim longe de Roma. Já Pertum, significa perto de Londres. Ou seja, a minha cidade é literalmente traduzida em: “Perto de longe de Roma”.

Eu e misses Colde estamos de viagem a trabalho no Brasil. Num lugar chamado Litoral Norte. Fiquei surpreso em saber que alguns nomes daqui não vêm do português. Português por sua vez é uma língua falada na Espanha, mas aqui graças a Deus, alguns nativos falam Inglês.

Vejam só que curioso são os nomes de lugares e praias daqui: Juquehy, é uma praia que dizem ter sido batizada por Fernão de Magalhães, navegador espanhol, que estava a caminho do seu estreito. Ao passar de caravela por aqui viu Janaína, uma indiazinha de Cuiabá que passava férias com a família.

Fernão deslumbrado mandou o piloto parar e desceu em Juquehy. Atrás de Janaína. Ele notou que uma música era tocada em algum lugar. Perguntou a índia Janaína de onde vinha o som. Ela, enjoada que era, para despistá-lo, disse que a música vinha da areia.

Logo Fernão para agradar a nativa batizou a praia com o nome de Juquehy. Que em sueco, sim sueco porque Fernão era sueco de parte de mãe, quer dizer “Areias cantantes”. Curiosamente em maconhes é o mesmo nome.

E Fernão encantado com a região decidiu parar lá todas as vezes que saia de férias para o seu estreito.

São dele também os nomes: Barra do Sahy (barra da água), Barra do Una (barra do preto), Camburi (rio que muda), Boiçucanga (cobra da cabeça grande). Já praia das conchas diz à lenda que piratas esconderam um tesouro nela, nas pedras da lateral da praia e para disfarçar encheram o local com conchas.

Já um jovem jornalista uma vez me contou uma história em Nova York, sobre um garoto chamado Juliano que queria ter ido à praia e a família não o levou. Logo seria: “Ju quer ir”. “Juquehy”. É muita imaginação.

Enfim já provei o Guaraná, a água de coco, a caipirinha e a noite eu vou a um restaurante local saber o quanto exótica é a gastronomia nativa. Porque nós Ingleses, vocês sabem, somos os melhores do mundo em matéria de gastronomia, nós temos tradição.

Aguardem as críticas. Oh my gosh! Misses colde está fazendo top-less. Maldita caipirinha!

Nenhum comentário:

Postar um comentário