segunda-feira, 18 de fevereiro de 2013

Jaiminho e Ronaldão.


 Ronaldão era um bon vivant. Um dos melhores partidos de Pocipimba. Andava de carro zero, sempre em alta velocidade, pondo em risco a vida dos pedestres da pequena cidade do interior.
 Jaiminho era um jovem rebelde, barba comprida, gostava de rock and roll. Tinha estudado direito na capital e trabalhava com o pai no cartório da família.
 Já Ronaldão ora ia ao sítio fazer bagunça com a turma que levava, ora estava olhando seus postos de gasolina. Eram os dois únicos da cidade.
 Eram de turmas diferentes. Enquanto Jaiminho saía mais com os alternativos, intelectuais, Ronaldão era da turma dos playbas alienados. Um dia os dois caíram na mesma mesa de bar. Começaram a conversar. Jaiminho se impressionou com aquele caipira autodidata que tinham estudado junto com ele até a oitava série. Sim, porque depois Ronaldão nunca mais estudara.
 Como era possível? A única pessoa na cidade toda que tinha argumentos e cultura suficiente para manter uma conversa, era o Ronaldão alienado?
 Ronaldão por sua vez ficara com raiva daquele “esquerdinha”. E queria provar que o que atrapalhava o mundo era o Estado se metendo na vida das pessoas. Ninguém tinha o direito de interferir na natureza do livre mercado.
 Jaiminho tinha outra opinião, o mundo seria muito melhor sem as grandes empresas, sem os capitalistas que corrompem, e sem multinacionais que excluíam o povo da sociedade.
 Trocaram telefones e passaram a se frequentar. O povo da cidade acostumou a ver a dupla numa mesa de bar. Chegavam de tarde e só saíam de madrugada.
 Às vezes levavam mais duas ou três pessoas, para serem plateia das discussões que acabavam em brigas homéricas. Depois ficavam uma, às vezes até duas semanas sem se falarem.
 Certo dia um enorme posto de multinacional se instalou na rodovia, bem na entrada do Pocipimba. Ronaldão ainda resistiu um ano, mas acabou fechando os dois postos de gasolina, ficando ainda todo endividando.
 Jaiminho nesta época arrumou a franquia de uma livraria e deixou o cartório da família. A livraria havia sido inaugurada no Shopping da cidade. Alguém deu a ideia de Jaiminho também vender eletrônicos, ares-condicionados e celulares. O negócio deu tão certo que ele logo largou os livros. Abriu no mesmo shopping uma loja de tênis e artigos esportivos, suplementos e vitaminas.
 Em pouco tempo Jaiminho se tornara um dos melhores partidos da cidade. Passou a fazer a barba, cortou os cabelos e só se vestia agora de camisas sociais.
 Já Ronaldão, estava andando com um carro bem velho motor mil. Não era mais visto nas baladas, e passou a se dedicar a poesia. Certo dia um conhecido o convenceu de sair candidato a vereador. Sim, dizia o homem, um cara inteligente como você, comunicador, de boa família, se duvidar chega a prefeito.
 Dito e feito, mas ele precisava de um partido político. A primeira oferta veio da “oposição”, que em Pocipimba era um partidozinho de direita formado por uma oligarquia decadente.
 Sem chance foi o que ouviu dos políticos experientes. O que está em alta é o partido da situação. Verdade que Ronaldão recebera convite dos dois. Ele sempre fora muito querido na cidade, mas a “situação” era de esquerda.
 Jaiminho abrira sua quarta loja num shopping numa cidade próxima e convidara Ronaldão para inauguração. Depois saíram para uma pizzaria onde Ronaldão contou a Jaiminho as boas novas: Seria candidato pela esquerda. E Jaiminho seria seu chefe de campanha.
 Jaiminho recusou na hora. Passou um sermão em Ronaldão, disse que na política só havia vagabundos e corruptos, gente que não deu certo na iniciativa privada.
 Ronaldão pego de surpresa, perguntou onde estava o Jaiminho antigo, o Jaiminho que dizia que as pessoas deveriam vir antes do lucro? Que sonhava com uma Pocipimba mais justa? Onde estava?
 Passaram então a brigar constantemente, com a diferença de que agora Jaiminho defendia o livre comercio e Ronaldão uma sociedade mais socialista.
 Jaiminho decidiu também se candidatar, ele mesmo, ninguém o convidou. Só que pela oposição, pela direita. O partido achou que o novo empresário, homem de sucesso, ex-hippie, era um candidato tão bom que deveria era sair para prefeito de uma vez. Se o Ronaldão pode, eu também posso. Jaiminho recebeu enormes quantias de doações para sua campanha.
 Ganhou. Jaiminho se tornou o prefeito de Pocipimba. E Ronaldão perdeu para vereador, ficando um dos últimos colocados.
 Sem emprego, Ronaldão pleiteou uma vaga de gerente do novo posto e lanchonete vinte quatro horas da rodovia. O mesmo posto que tempos antes o tinha levado a falência. Fazer o que? Era o que sobrara. Como o salário era pouco e ninguém queria ficar de madrugada, conseguiu o emprego.
 Em pouco tempo Jaiminho foi privatizando tudo na cidade e cortando todos os gastos, inclusive na educação e saúde.
 Um dia o prefeito Jaiminho recebeu uma ligação de Ronaldão e foram tomar uma cerveja. Ronaldão saiu de lá nomeado o novo secretário de turismo. Jaiminho alegou que de tanto trabalhar no posto de gasolina Ronaldão conhecia os turistas que passavam pela cidade. Na verdade eram viajantes que só paravam para fazer xixi e se alimentar. Mas não deixavam de ser turistas.
 Anos se passaram e o tempo gasto com a administração da cidade fez com que Jaiminho ficasse omisso nas suas lojas. Quando deu por si, descobriu que estava quebrado.
 Sem opção, Jaiminho desviou verba pública da prefeitura para suas lojas. Por denuncias anônimas, um vereador da oposição ficou sabendo e fez uma campanha, que acabou derrubando Jaiminho do cargo.
 Agora com esta crise esquerda precisava de um candidato para as novas eleições, e o candidato escolhido deveria ser alguém sem envolvimento com nada. Sem muito histórico, mas ao mesmo tempo conhecido. O nome de Ronaldão veio à tona.
 Em poucos meses Ronaldão era o novo prefeito. Seu primeiro feito foi contratar uma empreiteira da qual Jaiminho era sócio.
 Os dois amigos, prefeito e ex-prefeito são sempre vistos nos bares da cidade. Geralmente numa grande discussão sobre qual é a porcentagem de cada um, em obras superfaturadas. 

Nenhum comentário:

Postar um comentário